domingo, 17 de julho de 2011

FIG - FESTIVAL MULTICULTURAL




Genteeemmm, tudo bem com vocês?
Garanhuns tá bombando!!É que entre os dias 14 e 23 de julho, a cidade se transforma no centro cultural do Estado com a realização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2011). O evento está na sua 21ª edição, se consolida no calendário nacional como um dos principais festivais do País.
O evento está no seu quarto dia e já tenho um montão de coisas para postar pra vocês.Mas por enquanto postei apenas um pouco do evento para quem ainda não conhece.
Tenho certeza que muita gente vai arrumar as malas para vir no próximo ano rsrsrs...




Durante estes 10 dias de realização, a população local, visitantes e turistas terão acesso a um múltiplo e abrangente painel do patrimônio cultural pernambucano e brasileiro, através de apresentações artísticas que vão das manifestações da cultura tradicional até as mais inovadoras produções da arte contemporânea.



Entre os principais shows estão artistas como Gal Costa, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Otto, Frejat, Bebel Gilberto, Marina Lima, Elba Ramalho, Seu Jorge, Beth Carvalho, Siba, Mundo Livre, Nação Zumbi, Marcelo Camelo, Tribo de Jah, Tulipa Ruiz, Jorge Aragão entre outros.




O FIG recebe centenas de atrações, entre shows, espetáculos teatrais, intervenções artísticas, exposições, apresentações circenses, performances de dança, mostras de cinema, oficinas, debates e atividades de formação, entre outros, permitindo a todos o acesso aos diversos tipos de manifestações culturais.




Mais de um milhão de pessoas circulam pela cidade o que comprova o grande sucesso deste mega evento que já chega ao seu vigésimo primeiro ano.
O FIG também oferece à população, de forma gratuita, uma série de oficinas de linguagens e institucionais.

Polos FIG-2011

O festival conta com diversos polos temáticos, concentrando as ações no circuito Guadalajara-Euclides Dourado- Ruber Van der Linden (Pau Pombo).


Esplanada Guadalajara

Palco de maior público do festival, a Guadalajara recebe as atrações de grande porte. Acontece todos os dias, a partir das 22h.



Parque Euclides Dourado
Palco Pop – Apresentações de bandas e artistas de música alternativa, mesclando o rock e seus derivados, como manguebeat, funk e rap, entre outros, com a música regional. A programação acontece da primeira sexta ao segundo sábado do FIG, entre 19h e 22h.

Palco Forró – Espaço destinado aos gêneros da matriz do forró, utiliza a mesma estrutura do Palco Pop, com shows que começam por volta da meia-noite.



Espaço Criança - Lona circense com capacidade para cerca de mil crianças, onde acontecem espetáculos de circo.


Pavilhão da Dança e do Teatro para Infância e Juventude – Apresentação de espetáculos de danç e acontece de sexta-feira (15) ao sábado (23), sempre às 17h.

Pavilhão do Artesanato – Espaço para a exibição e comercialização do artesanato pernambucano. Funciona a partir do primeiro sábado, entre 14h e 22h.

Pavilhão institucional – Abriga os estandes de diversos órgãos do Governo do Estado, como Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Compesa, AD Diper, etc. Funciona de sábado a sábado, das 14h às 22h.

Espaço Cultura – Ação que traz um apanhado das ações da Secult e Fundarpe, com exposição dos produtos do Funcultura, MaisCultura (Pontos de Cultura), Patrimônio e Festival Pernambuco Nação Cultural. Também funciona de sábado a sábado, das 14h às 22h.

Palco Cultura Popular – Apresentação de grupos de diversas manifestações da cultura popular: boi, reisado, São Gonçalo, maracatu baque solto e virado, afoxé, pastoril, coco, mamulengo, ciranda, bloco líricos, clubes de frevo, cavalo marinho, caboclinho, clube de bonecos e alegorias, escola de samba, aboiadores, repentistas, quadrilha junina, índios, toré, banda de pífano, cabaçal). As apresentações acontecem de segunda e sábado, entre 10h e 15h, no centro de Garanhuns




Palco Instrumental – Palco montado no Parque Ruber Van der Linden (Pau Pombo), destinado aos grupos e artistas instrumentais, com apresentações que vão da música regional ao jazz. Programação de segunda a sábado, sempre às 18h.

Palco Erudito – Programação de nove dias na Igreja Matriz de Santo Antônio, pela manhã e à tarde, com apresentações de música erudita, sendo quatro dias com curadoria do Conservatório Pernambucano de Música, quatro dias com curadoria do Virtuosi e um dia da Fundarpe.




Cinema Eldorado
Mostra do Cinema Pernambuco e Filmes de Arte Teatro Luiz Souto Dourado
Realização de espetáculos de teatro adulto com a presença de grupos pernambucanos e de outros estados. De sexta-feira (15) ao sábado (23), sempre a partir das 19 horas. Entrada gratuita.

Galpão das Artes
Espaço destinado a diversas linguagens, como artes visuais, fotografia, design e moda, funciona como uma grande galeria.

Casa da Palavra
Espaço onde funcionarão as ações de Literatura, localizada na Academia de Letras (Rua 15).

Pontos de Cultura - O FIG promove a integração dos Pontos de Cultura no cenário cultural pernambucano. Neste ano, funcionará o Casarão dos Pontos de Cultura, que reunirá parte da produção dos grupos e será local para apresentações e oficinas.

Fica a dica.


Bjuss

Nenhum comentário: